estudantes

Uma turma composta por 9 estudantes do primeiro ano de curso de Documentação do Instituto Médio de Ciências Documentais – CIDOC, visitou o Departamento dos Arquivos Permanentes (DAP) no dia 29 de Setembro.
A visita enquadrada na disciplina de Fundamentos da Arquivística tinha como objectivo conhecer as diversas actividades desenvolvidas neste departamento no âmbito da gestão de documentos de valor permanente ou histórico e dotar os estudantes de conhecimentos de como fazer pesquisa de fontes primárias.

A visita que foi orientada pelo Alberto Calbe, chefe do DAP, elucidou aos alunos das actividades que culminam com a produção dos instrumentos de pesquisa, ferramentas fundamentais para o acesso do acervo histórico que se encontra arquivado no DAP. De salientar que tratando-se da primeira vez que os alunos lidam com os arquivos de valor histórico, levantaram muitas inquietações em torno dos desafios que lhes esperam no futuro como profissionais de arquivo.
Assim, os alunos quiseram perceber que documentos são guardados nesse órgão? Como chegam ao Arquivo Histórico de Moçambique? Porquê só alguns documentos que são produzidos pelas instituições públicas ou privadas ganham estatuto de históricos e devem ser preservados?
Em relação ao acesso aos documentos houve interesse em compreender o trabalho desenvolvido pelos técnicos do arquivo até ao acesso aos documentos pelos usuários do DAP. Foram explicados que a organização dos documentos de valor histórico passa pelas actividades de arranjo e descrição e culmina com a produção dos instrumentos de pesquisa, sendo o principal instrumento produzido no DAP o inventário, que possui como principais campos de pesquisa o assunto dos documentos, datas do documentos e localização do documento.
O DAP tem documentos que datam desde o século XIX até a actualidade produzidos por diferentes instituições do país.