fotUm relatório de monitoria das actividades do laboratório de conservação e restauração do Arquivo Histórico de Moçambique deu nota positiva ao estágio de implantação das actividades. A monitoria acontece cerca de 10 meses após o inicio do funcionamento desta importante aposta da Direcção do AHM que data desde 2004, com a criação da repartição de conservação e restauro. Nesse ano, o Director do AHM apostou na montagem de um laboratório para a repartição responder  à grande necessidade do próprio arquivo com muita documentação que reclama intervenção de restauração e prevenção.

Read more ...

espolio 1O Arquivo Histórico de Moçambique recebeu no passado dia 2 de Setembro um espólio de José Tristão de Bettencourt, governador-geral na antiga colónia de Moçambique, entre 1940 e 1946. A entrega deste material que inclui entre outros, documentos não oficiais, secretos e 300 fotografias foi feita pela Fundação Mário Soares na sede do Arquivo Histórico de Moçambique, em Maputo.

Read more ...

historiadoresHistoriadores defenderam que há espaço para novas formas de contar o passado em Moçambique, apontando o acesso ao arquivo da FRELIMO, e mais pesquisa como condições para o desenvolvimento desta área. "Pelo contexto da liberdade que se está criar, há espaço para novas formas de contar a História", disse o historiador e director do Arquivo Histórico de Moçambique, Joel das Neves Tembe, falando à margem da 1.ª Oficina de História de Moçambique, organizada por um grupo de estudantes das universidades Eduardo Mondlane (UEM) e Pedagógica (UP). Admitindo a existência de uma "carga ideológica" na forma como é contada a História de Moçambique, Joel das Neves Tembe entende, no entanto, que o principal problema desta disciplina no país é a falta de iniciativas de pesquisas vindas dos próprios historiadores, considerando que, à medida que o estigma vai desaparecendo no seio da sociedade, devido ao novo contexto multipartidário adoptado, as fontes vão-se libertando.

Read more ...

Suecia2Moçambique e Suécia assinalaram através de um seminário realizado no dia 03 de Dezembro, no complexo Pedagógico da UEM, 40 anos de cooperação entre os dois países, e que coincidem com o tempo de independência de Moçambique.

Read more ...

conferenciaNo âmbito das celebrações dos seus 80 anos naquele que foi o momento mais alto, o Arquivo Histórico de Moçambique realizou uma conferência internacional sob o lema “80 anos preservando a memória do país e 40 anos construindo a identidade nacional”, e teve lugar no Complexo Pedagógico do Campus Universitário da Universidade Eduardo Mondlene. O evento que contou com a participação de diversos actores da sociedade, juntou perto de 300 pessoas, desde, docentes, investigadores, estudantes, nacionais e estrangeiros e funcionários desta instituição de preservação histórica nacional.

Read more ...