IMG 8632

 No âmbito dos trabalhos de Pesquisa e Extensão, o Arquivo Histórico de Moçambique organiza periodicamente um Seminário sob o Lema "ARQUIVOS, HISTÓRIA E MEMÓRIA". O objectivo deste Seminário é apresentar à comunidade académica e outros interessados os resultados da pesquisa sobre estas temáticas, desenvolvidas por investigadores, estudantes de Licenciatura, Mestrado e Doutoramento nas diversas instituições de ensino.  
Neste âmbito o AHM realizou mais uma edição que teve lugar no dia 22 de Setembro de 2017, no Complexo Pedagógico da Universidade Eduardo Mondlane - Anfiteatro nº 2501 das 08:30h às 13:00h. Nesta edição foram apresentados os resultados das pesquisas; de um Investigador da CROME, de dois estudantes de Mestrado em História de Moçambique e África Austral da Universidade Eduardo Mondlane e três estudantes de Doutoramento em História de África Contemporânea da Universidade Pedagógica.

Read more ...

Esarbica2017

A XXIV Conferência Bienal da ESARBICA decorreu no Centro de Conferências BinguWamutarika, entre 7 e 11 de Agosto de 2017, na Cidade de Lilongwe, Malawi. Porém, a Conferência geral foi precedida por uma Pré-Conferência de 7 a 8 de Agosto sob forma de seminário, em sessões paralelas.
A delegação de Moçambique era composta por pouco mais de 50 funcionários que lidam com documentação produzida e recebida a nível de Administração Pública. A delegação era chefiada peloDirector do Arquivo Histórico de Moçambique, Prof Doutor Joel das Neves Tembe, e a Directora do CentroNacional de Documentação e Informação de Moçambique, a Dra. Arlanza Sabino Dias. Para além do Prof. Doutor Joel das Neves Tembe, o Arquivo Histórico de Moçambique fez-se representar pelo seu Director e Directora Adjunta para a área técnica e investigação, Dra. Leonor Celeste Silva, a dra Sónia Tamele Mavie, Chefe de Departamento Central para área de Informática e o Dr. Renato Augusto Pereira, Chefe de Departamento Central para a área de Gestão de Documentos na Administração Pública.

Read more ...

fotofuncionarios

Funcionários de diferentes instituições foram capacitados em matérias de gestão, preservação e conservação de documentos num curso promovido pelo Arquivo Histórico de Moçambique (AHM) entre os dias 01 e 14 de Agosto. Dos dezassete participantes, dez são do Ministério da Administração Estatal e Função Pública, quatro do Instituto Nacional de Investigação Pesqueira, dois vindos do Instituto Nacional de Segurança Social e um da Direcção de Cultura da UEM.O curso tinha como objectivo treinar e capacitar os funcionários das instituições públicas em métodos de conservação de documentos de arquivo de suporte papel segundo as normas de Conservação Preventiva.

Read more ...

IMG 8798

Foi lançado em Maputo, no Complexo Pedagógico da UEM, o livro História das Lutas de Libertação na África Austral. O lançamento contou com a presença de individualidades políticas, académicos, estudantes e demais personalidades.
O livro faz parte do projecto organizado pela Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC), cujo patrono é o General Hashim Mbita, com objectivo principal de registar a história das dificuldades enfrentadas durante a luta de libertação e conscientizar as futuras gerações sobre o preço da independência e da liberdade, e sua responsabilidade de defendê-la e protegê-la.

Read more ...

O Arquivo Nacional do Malawi acolherá o XXIV Encontro Regional da África Oriental e Austral da Conferência Geral do Conselho Internacional de Arquivos (ESARBICA), em Lilongwe, de 7 a 11 de agosto de 2017.

O enfoque da Conferência é o papel crítico que os documentos, arquivos e a gestão de informação desempenham nas Reformas do sector público para assegurar a transparência e a responsabilização. A Conferência começará com uma pré-conferência de dois dias, nos dias 7 e 8, seguido da conferência que decorrerá de 9 a 11 de agosto de 2017.

A Conferência será realizada no Centro Internacional de Conferências Bingu em Lilongwe.

Read more ...