IMG 20220908 WA0020No âmbito das celebrações do dia Internacional dos Arquivos, o Centro Nacional de Documentação e Informação de Moçambique (CEDIMO), junto ao INAGE, AHM, SPISE organizaram de 8 a 10 de Junho actividades alusivas ao dia Internacional de Arquivos na cidade de Inhambane. O programa das celebrações contou com visitas ao Arquivo Intermediário do Gabinete do Governador de Inhambane, Arquivo Intermediário do Hospital Provincial de Inhambane e  Arquivo Intermediário da Direcção Provincial de Agricultura e Pescas de Inhambane.

Read more ...

Organizado pelo CEDIMO, no dia 4 de Abril de 2022, decorreu o I Forum dos chefes de Secretaria e Coordenadores das Comissões de Avaliação de Documentos e Gestores de Informação Classificada, no Auditório do Ministério da Administração Estatal e Função Pública. Este evento que contou com a participação de aproximadamente 60 pessoas na sessão de abertura com a participacão da Ministra da Administração Estatal e Função Pública, Ana Comoana e a apresentação dos objectivos bem como da contextualização do evento pela Directora Geral do CEDIMO, Carmen Langa.

Read more ...

 MG 0543Entre 16 e 17 de Setembro de 2021, realizou-se a XXVI Conferência Bienal de ESARBICA, no Centro de Conferências Joaquim Chissano, na Cidade de Mapauto, sob o lema "Consolidando a Gestão de Documentos e Arquivos Rumo a Transformação do Sector Público: Documentos, Arquivos e Memória na Era Digital".
A sessão de abertura foi presidida pelo Primeiro-Ministro de Moçambique, Carlos Agostinho do Rosário que contextualizou o lema e a temática da conferência e, desejou que o evento fosse produtivo no sentido de busca de soluções. Nesta sessão, também intervieram a Ministra da Administração Estatal e Função Pública, Ana Comoana, o Reitor da Universidade Eduardo Mondlane, Orlando Quilambo e um representante do Conselho Municipal da Cidade de Maputo que desejaram boas vindas aos participantes.
Com o tema principal "Documentos, Arquivos e Memórias na Era Digital", o evento hospedou 4 painéis principais; "Políticas, Estratégias e Sistema de Gestão de Documentos no Sector Público", "Gestão e Preservação de Documentos e Arquivos Digitais: Experiência, desafios e Perspectivas",  "Gestão, Protecção e Preservação de Informação Classificada na era Digital" e o "Impacto da Pandemia do Covid-19 na área de Gestão de Documentos e Arquivos na Região”.
O primeiro painel iniciou com a comunicação intitulada "A prática da digitalização em Bibliotecas Universitárias em Moçambique: A percepção dos funcionários da Biblioteca Central Brazão Mazula em relação à digitalização de documentos e a digitalização do Património Cultural". Nesta apresentação, Rui José António e Açuceno Chiconela, pretendiam avaliar o conhecimento dos funcionários sobre a importância da digitalização na Biblioteca Brazão Mazula e a necessidade de preservar documentos de valor cultural em deterioração. O estudo observa que de uma maneira geral, há conhecimento da necessidade e da importância da digitalização da Biblioteca Brazão Mazula bem como da existência de documentos com valor de património cultural que carecem da digitalização para a sua preservação. Porém, conclui que a digitalização das teses, dissertações e monografias em curso, por exemplo, não tem o foco na preservação; e esta intervenção põe em causa os direitos autorais. Para solucionar estes e outros problemas, recomendam a digitalização observando uma política pré-definida para a preservação das colecções da Biblioteca. O estudo recomenda igualmente que se estabeleça um padrão de digitalização de documentos a ser observado na Administração Pública, tendo como foco a protecção do valor dos documentos e o respeito à propriedade intelectual.
A segunda comunicação do painel foi feita pelos oradores Keneilwe Margret Porogo and Trywell Kalusopa, que trouxeram para o debate a comunicação com o título "A strategic framework for digital preservation capability maturity readiness in the context of e-government in the public service in Botswana". Este estudo visava avaliar o projecto de governação electrónica no Botswana e os desafios da preservação e acesso à informação. A discussão centrou-se na seguinte questão "se neste momento há muita informação em formato digital que está em risco de se perder, qual é a capacidade que existe para a preservação de registos digitais e assegurar a sua autenticidade a longo prazo no Botswana?". O estudo mostrou que pouco se avançou na política e plano de preservação de registos digitais e, a falta de recursos financeiros para a aquisição da infrastrutura tecnológica.

Read more ...

 MG 0096Entre 14 e 15 de Setembro de 2021, cerca de 60 arquivistas de diferentes instituições beneficiaram de um treinamento em matéria de gestão de documentos electrónicos e digitalização no Centro de conferências da Tmcel na cidade De Maputo.
O treinamento, contou com a facilitação dos professores Segomotso Keakopa e Thatayaone  Segaetsho, ambos da  Universidade de Botswana que abordaram respectivamente  temas como “Gestão de documentos electrónicos na ESARBICA” e “Digitalização de documentos”.
Segamotso introduziu o tema olhando para questões práticas na gestão de documentos ao nível da ESARBICA. Com a questão “Em que estágio estão os países da ESARBICA na gestão de documentos electrónicos?”, Segamotso argumetou que a falta de políticas e procedimentos é uma dificuldade para muitos países.

Outro aspecto apontado por Segamotso foi o estágio e o lugar periférico dos arquivos na estrutura orgânica das instituições/organizações. No que se refere a este ponto realçou que a área dos arquivos é equiparável a outras consideradas de topo nas instituições/organizações como por exemplo dos recursos humanos e finanças. Para fazer face a este contexto aconselha aos profissionais dos arquivos a desenhar planos ou projectos para a obtenção de investimento. A clareza dos objectivos, metas e os benefícios destes planos/projectos e o seu alinhamento com os planos e objectivos dos governos são muito determinantes para convencer os governos e instituições a financiá-los.
Apesar das vantagens da gestão electrónica de documentos, Segamotso enumerou alguns desafios nomeadamente a segurança, privacidade, preservação e integridade da informação. Os desafios são extensíveis à obsolescência tecnológica, que impõe a migração de um sistema para o outro, os cortes de energia e vírus nos computadores.

Read more ...

estudantes

Uma turma composta por 9 estudantes do primeiro ano de curso de Documentação do Instituto Médio de Ciências Documentais – CIDOC, visitou o Departamento dos Arquivos Permanentes (DAP) no dia 29 de Setembro.
A visita enquadrada na disciplina de Fundamentos da Arquivística tinha como objectivo conhecer as diversas actividades desenvolvidas neste departamento no âmbito da gestão de documentos de valor permanente ou histórico e dotar os estudantes de conhecimentos de como fazer pesquisa de fontes primárias.

Read more ...